domingo, 20 de junho de 2010

Adestramento.


Cães e humanos tem um relacionamento de amor e companheirismo de muitos e muitos anos, porém eles fazem parte de espécies diferentes e, às vezes surgem algumas dificuldades pra entender o que um quer do outro.
Grande parte dos problemas entre cães e seus donos se baseiam nesse sentido, falha na comunicação e conflito com a genética da raça.
Para se viver bem com o cão precisamos saber como ele se comunica impor regras e faze-las entender pelo nosso amigo.
Muitas vezes nosso amigo não entende o nosso conceito de certo e errado, por isso precisamos agir da maneira mais clara possível. Não se trata de eles aprenderem a pensar como nós, mas sim de nós aprendermos a falar a linguagem dos cães, entendendo sua herança genética e hierárquica de uma matilha. Pois para os cães somos a sua matilha e ele age como tal.
Por isso é fundamental que o treinamento do cãozinho seja iniciado dês do momento que ele chega à sua casa, ensinando-lhe seus limites e a rotina a ser cumprida, sempre com paciência, carinho e muito bom humor.

Junto

Assim que o seu filhote estiver acostumado com sua guia, você poderá introduzir o comando "Junto". Fique de pé com o seu filhote do seu lado esquerdo e comece a andar. Fale com ele e mantenha-o concentrado em você, tornando-se a coisa mais interessante no seu raio de visão. Quando ele se distrair e correr na sua frente, como certamente ele o fará, chame-o pelo seu nome e diga "Junto", e faça uma volta em "U" para a direita. Ela se encontrará atrás de você e correrá de volta para o seu lado. Elogie-o e repita. Torne isto uma brincadeira para o seu filhote e, com seu estímulo, ele aprenderá rapidamente.

Venha

Este comando básico de adestramento deve ser iniciado desde o primeiro dia em que você trouxer seu filhote para casa. Como no caso de todos os comandos básicos, você deve anunciar sua intenção chamando o nome dele em primeiro lugar, seguido do comando de uma palavra - isto é, "Max, venha!" Faça o convite da forma mais atraente possível, com uma voz entusiástica. Quando ele chegar até você, elogie-o efusivamente. Se ele não vier imediatamente, dê um puxão na guia e, em seguida, guie-o até você. Se você estiver tendo dificuldade em conseguir que seu filhote venha até você, examine sua técnica. Você está usando o nome dele, conseguindo sua atenção? Agache-se até o nível dele e ponha muita energia num comando entusiástico. Elogie-o bastante e repita rapidamente - os filhotes gostam de aprender a vir até seu líder. Nunca empregue o comando "Venha" num tom zangado nem o chame para uma punição. "Venha" deve ser visto como um comportamento positivo.

Senta

Ensinando seu filhote a se sentar você poderá mantê-lo fora de um mundo de problemas e fazer maravilhas pela sua relação com ele - e, com oito semanas de idade, ele está pronto para aprender este comando básico. Comece chamando a atenção do seu filhote e, em seguida, empregando o nome dele e o comando "Max, senta", ajude-o, gentilmente, a ficar na posição sentada dobrando suas pernas traseiras. Uma vez sentado, elogie-o. Repita o exercício frequentemente para reforçar o adestramento. Você também pode ensinar o comando "Senta" com uma recompensa na forma de alimento. Assim que você conseguir sua atenção, faça-o acompanhar o snack enquanto você o movimenta, vagarosamente, para cima e sobre a cabeça dele. Ao acompanhar o alimento, ele terá que se sentar. "Senta" é um excelente comando para adestrar um filhote para elogios. Uma vez estabelecido em sua mente que sentar-se é a forma segura de receber elogios, você jamais terá que se preocupar sobre como evitar que ele pule sobre você ou outras pessoas para chamar a atenção.

Esta matéria foi retirada do site da purina, este é o link http://www.nestle.com.br/purina/site/htm/caes_filhotes_adestramento.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário