sexta-feira, 4 de junho de 2010

Fazendo a higiene do seu cão.


Fazer a higiene regular do seu cão faz por ele muito mais do que manter sua melhor aparência. Ao fazer a higiene (grooming) do seu animal de estimação, familiarize-se com suas características familiares. Conhecendo o que é normal para ele, você será capaz de observar as mudanças em sua aparência que podem ser sinais de advertência de problemas de saúde em potencial. Se diagnosticados e tratados de imediato, pode-se, usualmente, evitar que pequenos distúrbios se transformem em problemas sérios. Observe os olhos do seu animal. Eles devem ser claros e brilhantes sem nenhum excesso de lacrimejamento ou secreção de muco. Olhos vermelhos, inflamados ou opacos e lacrimejamento excessivo são indicações de uma possível infecção ou lesão ocular. Como os olhos são órgãos muito delicados, qualquer lesão deve receber a assistência imediata do veterinário.
Dentes limpos e gengivas saudáveis são essenciais para a saúde geral do seu animal de estimação. Sempre verifique se seu hálito está com um odor forte, se ele está com as gengivas inchadas e se tem excesso de tártaro nos dentes. Gengivas inchadas podem apresentar uma cor vermelha ou rosa vivo e ser sensíveis ao toque. A formação de tártaro é indicada por dentes que apresentam uma cor que vai do amarelo ao marrom. Se você ver que há evidência de problemas dentários, consulte seu veterinário. Seu veterinário pode lhe mostrar como escovar os dentes do seu animal de estimação. Uma limpeza de dentes anual por um veterinário também é recomendada para animais de estimação com tendência à formação de tártaro.
Os sinais de uma infecção de ouvido incluem ouvidos que estão inflamados ou têm um forte odor. O animal também pode, repetidamente, sacudir a cabeça ou coçar os ouvidos. Os cães com orelhas grossas e compridas tendem a ser susceptíveis a problemas de ouvido. Se você tiver perguntas a fazer sobre o método apropriado para limpar os ouvidos do seu animal ou sobre como observar sinais que indicam problemas de ouvido, consulte seu veterinário.
Ao fazer a higiene (grooming) do seu animal de estimação para remover pêlos mortos, sujeira e escamas de pele, aproveite para examinar o corpo dele. Veja se há caroços estranhos sob a pele, erupções, áreas sem pêlo, feridas, pele opaca ou escamosa. Estes são avisos de advertência que podem justificar uma consulta ao seu veterinário.
Escovar e pentear a pelagem do seu gato regularmente ajuda a remover os pêlos soltos e mortos antes que possam ser ingeridos pelo seu gato quando ele próprio faz sua higiene. Isto ajuda a minimizar a formação de bolas de pêlo e evita que seu gato vomite sobre sua colcha ou carpete favorito. A acumulação excessiva de bolas de pêlos, particularmente nos gatos mais velhos, pode causar impactação no trato gastrintestinal.
Você deve aproveitar o momento da higienização para verificar se seu animal de estimação tem pulgas ou outros parasitas externos. Examine entre os pêlos e a pele, e da cabeça até a cauda do seu animal. As pulgas são minúsculas e nem sempre se pode vê-las com facilidade, especialmente em animais de pêlos longos. Entretanto, você saberá se elas estão presentes se observar manchas pretas, que são fezes de pulgas.
Quando você fizer a higiene de seu animal de estimação, examine-o para ver se há corte, picadas ou a presença de objetos estranhos nas almofadas plantares. Durante os meses de verão, quando o seu animal de estimação brincar ou perambular fora de casa, examine suas patas para ver se há espinhos, os quais deverão ser removidos, cuidadosamente com pinças. Em seguida, aplique um anti-séptico.
Os cortes em um gato devem ser mantidos meticulosamente limpos. Os gatos que passam um tempo considerável ao ar livre tendem a ter abscessos. Um pequeno corte pode parecer estar curado, mas, na realidade, permanece infectado. Uma bolsa de pus forma-se gradualmente e aumenta. Ela fica aquecida, inchada e extremamente dolorosa ao toque. Um gato que tenha um abscesso deve ser examinado por um veterinário. Com um alto nível de toxinas bacterianas existe o potencial para danos teciduais ou até mesmo a morte.
Alguns donos de animais de estimação dizem que fazem a higienização dos seus animais regularmente, mas que a pelagem deles permanece seca e quebradiça. Esta condição pode resultar de uma baixa umidade, particularmente no caso de animais de estimação que vivem dentro de casa. O banho freqüente também pode ser a causa de uma pelagem seca. Em condições normais, não é necessário dar banho no gato. Todavia, os gatos que passam um tempo considerável ao ar livre e ficam com sua pelagem cheia de substâncias estranhas podem requerer banhos de vez em quando. Deve-se dar banho nos cães quando eles ficarem sujos e/ou apresentarem um forte odor de cachorro. Os gatos e cães exibidos em shows podem requerer banhos mais freqüentes.
Se uma pelagem seca e quebradiça persistir ou seu animal de estimação apresentar perda de pêlo (shedding) ou coceira, consulte seu veterinário.A dieta também afeta a pele e pelagem de um animal de estimação. Uma alimentação com excesso de sobras de comida, superior a 10% da dieta diária total do animal, ou uma alimentação prolongada com rações para animais de estimação não balanceadas (aqueles cujo rótulos dizem que são "apenas para alimentação intermitente") pode resultar em uma pelagem feia. Uma dieta nutricionalmente completa e balanceada que tenha sido submetida a testes de alimentação de animais constitui sua melhor garantia de uma dieta promovendo uma pelagem saudável.
Esta matéria foi retirada do site da Purina, este é link http://www.nestle.com.br/purina/site/htm/caes_saude_higiene.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário